Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Riachão: município é contemplado com três escolas padrão FNDE para Vila Aparecida, Chapada e Nova Esperança

Após a aprovação de uma moderna Proinfância que será construída entre os bairros Guarapuava e Alto do Cruzeiro, o município de Riachão do Jacuípe obteve aprovação em mais três projetos de construção para novas escolas, todas no padrão FNDE.

Publicado por Anderson Soares
há 10 anos

“Em nossa última ida a Brasília, na semana passada, aproveitamos a oportunidade e visitamos o FNDE para cobrar estas escolas, não nos deram de imediato a resposta, quando chegamos em Riachão, eles entraram em contato e nos confirmaram mais esta conquista”, disse a gestora Tânia Matos, feliz com a notícia.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação, os povoados de Vila Aparecida, Chapada e Nova Esperança foram os contemplados, cada um, com uma escola padrão FNDE. Em apenas um ano e meio, os investimentos em novos equipamentos para a Educação já estão em torno de R$ 5.000.000,00.

“Os Projetos foram elaborados pelo PAR através da inclusão de demandas de construção de escolas: são três escolas de seis salas de aulas, uma escola de 12 salas e uma escola de uma sala de aula – todas modelo padrão FNDE. Parabéns a gestão municipal, parabéns a equipe da Secretaria Municipal de Educação”, escreveu em sua página na rede social, a Secretária Municipal de Educação, Ana Rita Rios.

Estas novas escolas padrão FNDE contam com uma infraestrutura adequada aos padrões de qualidade de fato, trata-se de escolas totalmente ambientalizadas, continua Ana Rita Rios.

O que é oPadrão FNDE

Cada um dos cinco projetos padrão disponibilizados pelo FNDE possuem salas com capacidade para 36 alunos por período, áreas de serviço, administração e pátio coberto. Os projetos com quatro, seis e 12 salas de aula também contemplam uma sala de leitura e de informática. Nesse último modelo, ainda há laboratório científico, quadra, um segundo pátio descoberto e com palco, biblioteca, auditório e estacionamento.

Para o Projeto Padrão FNDE devem ser determinados acessos, áreas de recreação, desportivas, de carga e descarga, pontos de localização das redes internas de água, esgoto e energia, sistemas de drenagem entre outros. O terreno para a construção desses modelos padrões devem ter dimensões de acordo com cada tipologia de projeto, a área escolhida deve ter infraestrutura mínima de acesso, rede de esgoto, água e eletricidade.

Vila Aparecida- um compromisso assumido em 2013

Em 2013, a gestora Tânia Matos, acompanhada de seu secretariado, participou de uma reunião com a comunidade de Vila Aparecida: “Fomos ouvir da população de Vila Aparecida quais eram as suas demandas mais urgentes, entre muitas, a reforma da Escola Cícero Pessoa foi uma unanimidade”, explica a prefeita Tânia Matos.

Na ocasião, a prefeita e a Secretária de Educação se comprometeram em reformar a Escola, como também, ir em busca de recursos para a construção de uma nova escola que viabilizasse um atendimento com mais satisfação para a comunidade.

Embora a Prefeitura tenha reformado as Escolas municipais e construído novas salas e banheiros em muitas delas, a exemplo, da própria Escola Cícero Pessoa, em 2013, a Secretaria Municipal de Educação informou ao FNDE, através do PAR, que as unidades escolares do município são todas fora dos padrões atuais, a maioria, construídas ou reformadas a quase dez anos.

Nova Esperança: "escola desativada"

Também em 2013, a prefeita Tânia Matos acompanhada da Secretária de Educação, Ana Rita Rios, participaram de mais uma reunião comunitária com a população de Nova Esperança.

Na oportunidade, também para aqueles moradores, a demanda escolar era a mais urgente. Além de pedirem transporte para alunos também da rede estadual até a sede, muitos alegaram que a gestão anterior havia doado o terreno da escola Municipal Hercília Campos que fica na entrada do município de Pé de Serra, única unidade próxima da comunidade, e que, além da doação do terreno, o ex gestor também desativou a escola.

De acordo com os moradores, isso significou: “uma injustiça”, por ter sido a Escola, construída para atender, especialmente, a comunidade de Nova Esperança.

Mais uma vez, a gestora Tânia Matos e a Secretária Municipal de Educação, Ana Rita Rios assumiram o compromisso de buscar recursos para a construção de uma nova escola na comunidade. O compromisso foi registrado em Ata, e agora, a comunidade aguarda com muita expectativa.

O povoado de Chapada, por ser considerado um dos maiores, depois do Distrito de Barreiros, também será contemplado com a construção de uma escola padrão FNDE, no valor de 1.021.956,00. As escolas são todas padrões FNDE, a de Vila Aparecida, também será no valor de 1.021.956,00, e a de Nova Esperança será no valor de R$ 133.236,00, com uma sala que beneficiará cerca de 36 alunos por turno na comunidade.

ASCOM-Prefeitura

  • Sobre o autorAdministrador
  • Publicações29
  • Seguidores157
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações422
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/riachao-municipio-e-contemplado-com-tres-escolas-padrao-fnde-para-vila-aparecida-chapada-e-nova-esperanca/121330468

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)